quarta-feira, 25 de março de 2009

Alterar o CD do Windows XP

Segue o link do bom artigo de Marcos Aurelio Picao que mostra como alterar a imagem do Windows XP para poder adicionar drivers e muitas outras coisas... ótimo artigo que pode salvar a vida de muita gente quando compra aquele notebook em supermercado que vem com o Vista mas que você quer usar o XP também conhecido como "Ultimo Windows para Desktop Bom"

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/nlite/

segunda-feira, 23 de março de 2009

HD Virtual.

Achei essa dica no ótimo blog MAKE LINUX, trata-se de um HD Virtual gratuíto com conta inicial de 2GB que pode se expandir até 5GB conforme pessoas indicadas por você criem contas, é claro que você facilmente burla isso criando indicando para você mesmo e criando contas... rs. Cada conta indicada por você dá direito a mais 250 MB.... Bem interessante princiaplemente porque os programas e o serviço permitem sincronização automantica entre servidor e desktop.


https://www.getdropbox.com/referrals/NTgwMjAyNTk

Repositórios Ubuntu.

Link para Blog com vários repositórios não oficiais para Ubuntu, como do Google, Opera, Wine e etc. Vale a pena conferir.

http://blog.ibeentoubuntu.com/2009/03/extra-repositories-for-ubuntu-810-you.html

segunda-feira, 9 de março de 2009

Troque seu Exchange Server pelo Zimbra Open Source

Escrevo aqui a minha experiência pessoal com a substituição do Exchange 2000 Server pelo Zimbra Suite de colaboração Edição Open Source.

Os pontos positivos do Zimbra Open Source são:

  • Instalador para as principais distribuições Linux.

  • Interface Web Ajax para gerenciamento do servidor.

  • Suporte a WebMail Ajax ou HTML, IMAP, POP inclusive com segurança.

  • Suporte a múltiplos domínios.

  • Ferramenta utilitária para importação de usuário e contas diretamente do Exchange ou Lotus Domino para o Zimbra.

  • Client próprio para Windows, Linux e MacOS.

  • Suporte aos principais bronwsers do mercado.

  • Anti-Virus e Anti-Spam integrados e atualizados frequentemente.

Desde 2002 o Exchange 2000 Server executou seu bom trabalho de servir aos usuários da empresa onde trabalho seus e-mails diariamente fazendo quase sempre seu bom papel, mas o Software já estava velho, com seus recursos de segurança ultrapassados há muito tempo e já apresentava graves problemas como facilitar o envio e recebimento de SPAM que irritava e atrapalhava a todos nós.

Como deve acontecer com a maioria de nós profissionais de tecnologia a cobrança por um servidor de e-mail melhor era muito grande e a verba para a implementação de um servidor liberada pela empresa era muito pouca chegando próximo de 6 mil reais :-(.

Como o antigo Hardware já estava há muito tempo fazendo hora extra eu não tive duvidas de que a melhor solução seria a compra de um Servidor novo e utilizar todas as soluções em software livre, assim então após pesquisar bastante em fóruns e no Google optei pelo Zimbra que é um projeto mantido pelo Yahoo de solução de cliente e servidor de colaboração de e-mail e mensagens instantâneas que tem o claro objetivo de ser uma solução ao Exchange da Microsoft.

Pesquisando eu descobri que o Zimbra possuía várias versões pagas e uma versão Open Source que diferenciava muito pouco das versões pagas. As diferenças podem ser vista no endereço www.zimbra.com/products/product_editions.html mas o único recurso que realmente me fez alguma falta foi a compatibilidade do IMAP dele com o Outlook mas como apenas 15 dos meus 85 usuário de e-mail utilizavam o Outlook com IMAP eu tive como contornar o problema facilmente.

Optei então por instalar o Zimbra com o Ubuntu 8.04 Server 64 bits, e não tive a menor dificuldade principalmente porque os desenvolvedores tiveram o cuidado de disponibilizar o Zimbra já empacotado para Debian, Ubuntu, Red Hat Enterprise, Fedora, Suse e ate mesmo para MacOS Leopard. Realmente isso me pareceu um grande cuidado e atenção por parte dos desenvolvedores do Zimbra pois eu nunca entendi empresas que disponibilizam seus programas apenas no Font ou mesmo para uma ou outra distribuição.

O Zimbra alem de tudo possui um bom Wiki e um Fórum que embora seja pequeno em numero de usuários e em numero de perguntas e muito rico em qualidade uma vez que os moderadores do site também são funcionários da empresa INOVA TECNOLOGIA que e a empresa legalmente autorizada a revender no Brasil a versão paga do Zimbra. La eu tive retorno para todas as minhas duvidas inclusive para reportar um pequeno Bug que o Zimbra possuía.

O Zimbra possui ótimos manuais tanto para instalação do servidor em si como para operação do WebMail para os usuário ambos são bem feitos com imagens e são apresentados todos os recursos e configurações possíveis o único ponto negativo e que não existe para nenhum dos manuais uma versão traduzida para o Português ate esta data.

Do ponto de vista da instalação do Zimbra a maior dificuldade fica por conta da configuração do BIND DNS que realmente 'e muito chata de fazer. O Instalador em si apresenta poucas opções em um menu em formato texto e depois disso as demais configurações são feitas inteiramente pela interface Web de gerenciamento do servidor.

Em resumo posso dizer que hoje sou um feliz Administrador de Redes e tenho 85 felizes usuários que em pouco mais de 8 horas de trabalho abandonaram completamente o Microsoft Exchange e hoje utilizam o Zimbra Open Souce.

No próximo artigo eu vou abordar a instalação do Zimbra e a importação de contas e e-mail do usuário diretamente do Exchange feita por um assistente de importação que pode ser baixado pelo gerenciador Web do Zimbra.


Ate logo!!!

Carlos Alberto Tavares

Teste seus conhecimentos em LPI com PenguinBrain.

Para eu e as milhares de pessoas que pretendem prestar os exames da LPI o PenguinBrain é uma opção interessante e gratuíta de fazer um Simulado LPI.

Ele é uma espécie de TestKing para a LPI e embora o projeto esteja parado no tempo desde Outubro de 2004 é uma referência legal para estudos da LPI 101, 102, 201 e 202.

O programa roda em Linux e Windows e pode ser baixado no endereço abaixo, essa é a versão demo do programa existe uma versão paga mas que aparentemente não é mais desenvolvida também

http://www.penguinbrain.com

Bons estudos.

Sete erros a serem evitados por candidatos a empregos de tecnologia

Framingham - Profissionais de TI dificilmente se preparam adequadamente para entrevistas de emprego, mas destacar-se da multidão é mais simples do que parece.

Por Greg Schaffer, COMPUTERWORLD/EUA

05 de março de 2009 - 06h08

O colunista Greg Schaffer, especialista em networking e carreiras, passou pela experiência de analisar muitos currículos e fazer entrevistas para uma única vaga de administrador de redes e constatou que grande parte dos profissionais foram rejeitados por conta de erros facilmente corrigíveis. Baseado nisso, ele lista sete erros que os profissionais cometem e dá alternativas para que eles sejam evitados.

Erro 1 – Mal uso de jargões técnicos
Uma dos grandes erros que observo nos candidatos durante as entrevistas é uma mistura de jargões que acabam criando efeitos não pretendidos e só demonstram falta de experiência e insegurança. Aliás, pode até ser que os termos sejam corretos, mas muitas vezes eles são utilizados somente em livros técnicos e estão totalmente em desuso no mundo real.

Meu exemplo favorito é “trabalhei em redes com topologia em estrela”. Eu jamais pergunto a um fornecedor que tipo de solução de topologia em estrela eles oferece. Eu quero saber na prática como o profissional administrou essa rede. Falar esse tipo de coisa não impressiona, muito pelo contrário.

Além disso, evite proferir palavras e termos de efeito se você não sabe o que eles significam. Você deve estar preparado para explicar detalhadamente qualquer coisa que você fale.

Erro 2 – Falta de clareza ou confusão na declaração da experiência
Dizer ao entrevistador coisas como “trabalhei de perto com uma equipe de redes” ou “fui assistente na implementação da instalação de uma rede” não fala nada sobre sua experiência em redes. Eu trabalho bem próximo do meu contador. Isso me dá experiência em contabilidade? Definitivamente não.

Esse tipo de declaração, na entrevista, não vai provar sua experiência. E correndo o risco de parecer óbvio, preciso dizer que o seu tipo de experiência deve combinar com a vaga à qual você se candidatou. Eu cheguei a ver um currículo onde o candidato só descrevia seus títulos, sem nada de concreto. Cada discurso e cada currículo deve ser preparado de acordo com a vaga.

Erro 3 – Competências inúteis
Você trabalhou na implementação de uma rede para Windows 3.11? Quem liga para isso? Parece piada, mas os recrutadores ainda recebem currículos com coisas assim.

Não que as experiências de 10 anos atrás sejam totalmente descartáveis. Mas de nada adianta falar de tecnologias das quais já não vemos nem rastro. Sim, eu já foi um profissional certificado Novel 3.12, mas isso é totalmente irrelevante nos dias de hoje.

Salve o seu tempo com o entrevistador e seu espaço no currículo para falar de competências realmente úteis. Se sua experiência com software não for tão impressionante, mas você tem grande facilidade para aprender e se adaptar, tente deixar isso claro, com exemplos práticos.

Erro 4 – Objetivo sem clareza
No currículo, o objetivo deve estar diretamente relacionado ao qual o candidato está se candidatando. Utilizar frases como “Estou procurando por uma posição interessante e desafiadora” não diz nada.

Na entrevista, a declaração do seu objetivo de carreira deve estar alinhada com sua experiência e, obviamente, com a vaga. Você pode dizer que pretende “utilizar a experiência adquirida ao longo de cinco anos em administração de redes para auxiliar na melhoria da eficiência e consolidação da rede da empresa”.

Agora, se a idéia é mostrar que você encara a vaga como um verdadeiro desafio, pode ser mais categórico ao afirmar que quer “aprimorar sistemas de segurança e propor melhorias baseadas na sua experiência em redes de grande porte”. É uma excelente saída para mostrar que você está disposto a enfrentar desafios sem cair no lugar comum.

Erro 5 – Incerteza sobre o verdadeiro escopo da vaga
Chegar em uma entrevista com uma definição muito vaga sobre o cargo ao qual você está se candidatando é certeza de insucesso. Um administrador de redes, por exemplo, pode atuar em diversas frentes, como na configuração de switchs e roteadores, na definição de políticas de segurança baseado em identidades ou na administração e configuração de servidores.

A empresa quase sempre define isso na vaga. Se você chegar lá com experiência em um tipo de posição e o cargo exigir outro, você perdeu seu tempo.

Erro 6 – Perder o alvo de vista
Vamos deixar claro: seu discurso deve ser direcionado para um profissional de tecnologia. Sim, departamentos de recursos humanos também são importantes, mas o processo é supervisionado por profissionais da área.

Não se esqueça, então, que seu objetivo são essas pessoas. Desenvolva uma estratégia focada nelas. Se você quer ser administrador de redes, peça para um colega da área lhe testar com uma entrevista simulada. Pergunte-o sobre suas impressões e sua perspectiva. Se você fizer isso, significa que está em um bom caminho, pois seu networking está afiado.

Erro 7 –Sopas de letrinhas
Na entrevista, pode até não soar tão mal usar uma série de acrônimos para falar de sua experiência, mas isso deve ser evitado. Agora, no currículo, isso é um erro fatal. Se você indica experiência na configuração de redes LAN, já se espera que você entenda de TCP/IP, SNMP, TFTP, VLSM, VLAN, NTP e VNP. Se nesse texto já fica feio listar tantas siglas, imagine no seu currículo.

Guia de Referencia Comandos Linux

Esse é umo guia dos comandos Linux Online que é mantida pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade federal do Rio de Janeiro. É uma referencia muito maneira para ser consultada sobre aquele comando Linux que agente sempre sabe que existe mais esquece a sintaxe dele....


http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/introd_guia.html