terça-feira, 28 de abril de 2009

Resolvendo o problema de falta de memória Java no Openfire 3.6.3 instalado em Debian 4.

Falta de memória Java no Openfire

Resolvendo o problema de falta de memória Java no Openfire 3.6.3 instalado em Debian 4.

Se você já percebeu na pagina inicial do serviço do Openfire a barra de memória Java se aproximando do 100% de utilização ou já teve o serviço do Openfire paralisado por causa disso veja como é simples resolver esse problema.

O Openfire determina um valor padrão para a a memória Java no momento de sua instalação conforme a memória do servidor, em alguns casos onde o serviço é instalado em maquinas com pouco memória acabamos tendo um problema com isso principalmente conforme os usuários ficam logados e utilizam o serviço.

Para resolver se você fez a instalação padrão do Openfire no Debian 4 sem nenhuma frescura você deve editar o arquivo openfire que está localizado em /etc/default/openfire
Lá dentro edite a linha
DAEMON_OPTS="”
Dentro das “” você deverá colocar os valores mínimos e Maximo para utilização da memória java ou mesmo pode determinar o valor mínimo igual ao Maximo para ele sempre ter aquele valor disponível.
Exemplo
DAEMON_OPTS="-Xms128m -Xmx256m"
Obs.: Apenas tome cuidado com o valor que vai colocar para não comprometer o resto da memória do sistema. Na maquina que eu fiz essa configuração que roda apenas o Openfire e que tem 512MB de Ram eu determinei um valor que vai de 128MB até 256MB deixando ainda outros 256MB livres para o restante do sistema. Essa maquina suporta 50 usuários sem problema.

2 comentários:

andrey barbosa disse...

Beleza cara, ajudou muito!!!
Abraço.

Vinicius Oliveira_Guitar disse...

Boa tarde Carlos,

Fiz conforme o artigo mas nao deu certo.

Preciso execultar outro comando para conclusão do processo?

Obrigado