domingo, 24 de maio de 2009

Instalando Programas com o Wine

Como usar o Wine?

Quando eu tive interesse em utilizar o Wine eu instalei o mesmo via APT no meu Ubuntu 9.04, alguns minutos após ter instalado e ainda sem executar a aplicação minha internet parou de funcionar e quando eu fui tentar utilizar eu não pude contar com o grande oráculo mais conhecido como google.
Penei por alguns minutos até desistir de tentar pensando em voltar a utilizar o mesmo depois que a internet voltasse, quando ela voltou e pesquisei em vários sites e não acreditava no quanto era fácil utilizar o Wine e nem em como eu mesmo não consegui me virar com o programa sem internet.
Bom, mesmo assim escrevo esse passo a passo de como usar o Wine.

Primeiramente instale o Wine, se for com ubuntu basta um #apt-get install wine

Se o pacote não estiver disponível no repositório baixe direto do site no endereço http://www.winehq.org/download

Após instalar entre em Aplicativos → Wine → Configure Wine lá dentro selecione a aba, “Unidades” e depois clique em Autodetectar.

Na aba “Applications” certifique-se de que existe a opção Default Settings e que ela está setada para rodar com compatibilidade com Windows XP.

Clique em Aplicar e depois feche.

Instalação de programas em modo gráfico

Para instalar programas via modo gráfico encontre o executável de instalação do programa pretendido como por exemplo “setup.exe” e com o botão direito do mouse clique sobre o ícone e selecione a opção “Abrir com Carregador de Aplicativos Windows Wine”.
Alguns segundos após clicar o programa será executado e a instalação irá começar idêntica a uma instalação no Windows XP, se o programa indicar o local de instalação aceite embora o endereço “C:\...” não exista no Linux pois o Wine se encarregou de emular esse volume e demais dependências de execução do programa que eram fornecidas pelo Windows.

Depois disso todos os programas que você instalar ficarão em Aplicativos → Wine → Programas → “Nome do aplicativo instalado” → Executável, idêntico a forma que o Windows criaria no menu Iniciar → Programas.

Instalação de programas em modo Terminal

Se preferir instalar e executar via terminal localize o diretório onde está o executável de instalação e execute o comando como usuário normal mesmo $ wine setup.exe onde “setup.exe” é o provável executável de instalação.

Pronto agora é ser feliz e usar seus programas que existem apenas para Windows no Linux, lembrando que nem todos os programas funcionam no Wine. Uma lista dos programas que funcionam e já foram testados pode ser encontrada em http://appdb.winehq.org lembrando que se o programa não estiver lá não significa que não funcione. Você terá que testar para ver se funciona.

Até a próxima.
Carlos Tavares
24/05/2009

Nenhum comentário: