quinta-feira, 16 de julho de 2009

Resolvendo problema de som do Ubuntu 9.04 no HP DV5-1250us

Comprei um notebook HP DV5-1250 US e me deparei com um problema de não conseguir funcionar o som no Ubuntu 9.04 64 bits de jeito algum, embora o som estivesse funcionando quando eu usava o fone de ouvido, então pesquisando um pouco descobri uma forma de consertar esse problema. Descrevo abaixo a forma como eu fiz, talvez ela também funcione para outras versões de notebook da HP com chips compatíveis.

Como root edite o arquivo alsa-base.conf

# vim /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Acrescente as seguintes linhas ao final do arquivo de configuração sem alterar mais nada nele.

#Inserido conforme blog ti-online.blogspot.com
alias snd-card-0 snd-hda-intel
alias sound-slot-0 snd-hda-intel
options snd-hda-intel model=dell-m4-1
options snd-hda-intel enable_msi=1

Depois basta um reebot e tudo deve funcionar, se não funcionar verifique em Sistema->preferencias->som se o volume não está baixo ou se não está no mudo.

Até logo!

6 comentários:

Saulo Junior disse...

Amigo, justica seja feita, muito obrigado!
funfou tbm no dv5 1532dx Core 2 Duo 64 bits

valew mesmo!

Julio disse...

Cara, que sorte, tenho mesmo modelo que o seu, tava com esse problema também, fiz como você falou e saiu tudo direitinho!

Obrigado!

gustgd disse...

Muito obrigado! Eu estava há 4 meses tentando encontrar uma solução em fórum e blogs. O meu é um dv1235 e funcionou direitinho.

Fonseca disse...

Muito bom mesmo!
Parabens!
Realmente você bateu os caras, até do forum ubuntu!
Meu note hp pavilion pv4, agora está funcionando o som.

Muito obrigado.

Yochanan

Teste disse...

Feito!!!

é importante comentar que o meu dv4-2014br também funcionou, perfeitinho!!!
Assim aumentamos o leque de nbs atingidos!!

Obrigado!!!

Agnaldo Neto Marinho disse...

é deu todo certo, só tem que força quando for salva.
Agradeça pela ajudar!